NOTÍCIAS
 
24/05/2017 - 13:31h
SOBRE O CANTO:

(Fonte: www.curioanadias.com.br/canto)

O CANTO PRAIA GRANDE CLÁSSICO

É interessante notar que o canto dos curiós diferem de acordo com suas regiões de origem. Assim, o Curió Canto Praia Grande origina-se como o próprio nome indica, da Praia Grande, litoral sul de São Paulo. Pela sua beleza e canto de ricas notas musicais, com voz característica de Praia Grande, cujo som melodioso nos lembra os acordes de um violino, é o preferido pela grande maioria dos curiozeiros.

 

CURIÓ QUE NÃO CANTA PRAIA CLÁSSICO E TEM NOTAS ESTRANHAS

Pesquisas comprovam que os curiós que não aprendem a cantar corretamente, apesar de terem ouvido o CD de Canto Praia, podem apresentar este problema devido alguns motivos:
a) - O CD utilizado para ensinar pode ser uma cópia Pirata, Pen Drive, Cartão de Memória, som de computador e outros, portanto, fora de frequência. Os CDs originais são gravados na frequência de 3.550 Hz. Conforme estudo e orientação dos professores especializados da UNICAMP (Universidade de Campinas).


b) - No criatório, durante os primeiros 30 dias de vida (período em que o filhote assimila o canto, conforme ocorre na natureza) ele pode ter ouvido o pai, outro reprodutor ou fêmeas, que cantam na época de acasalamento.


c) - O filhote durante o aprendizado poderia estar estressado, portanto, não assimilou o canto. Medique-o com Antistress e faça com que ele durma ao anoitecer e acorde ao clarear o dia, evitando ficar em local com TV ligada até altas horas da noite.

 

CASO DE CURIÓ QUE FALHA NOTA DE CANTO

Temos que entender que o curió não canta doze meses por ano. O auge de sua cantoria acontece nos meses de reprodução, que ocorre de setembro a dezembro de cada ano. Fora desta época, é normal que o curió apresente alguma deficiência em seu canto, inclusive cortes de canto e rasgadas. Caso esta falha permaneça durante o período citado acima, têm-se conseguido excelentes resultados colocando uma gaiola com uma fêmea ao lado e aumentando o volume do CD, durante 20 dias.

 

CURIÓ QUE NÃO REPETE

Os casos mais comuns observados são:


a-) Um curió filho de um repetidor não necessariamente será um repetidor, pois pode ter absorvido geneticamente a mãe ou os avós, que não repetem. O irmão, pode ser repetidor.
b-) O curió pode estar com sistema respiratório atrofiado, e têm-se conseguido com sucesso faze-lo repetir colocando-o numa voadeira (gaiola grande ou de criação), instalando-se um poleiro de cada lado, forçando-o a voar durante 30 dias, de preferência após a muda de pena, a fim de que possa exercitar e melhorar sua capacidade pulmonar.

Voz fina, metálica ou musicada.


a-) Voz fina ou grossa é genético, e o filhote pode absorver a voz do pai, da mãe ou do casal significando que um filhote pode ter voz fina e o irmão, voz grossa.


b-) Voz metálica (o que para o canto Praia Clássico significa defeito) o curió adquire com a má qualidade de som, principalmente quando se usa autofalantes de carro com twiter, que é próprio para ressaltar som metalizados. O autofalante ideal é o tipo superpesado, que possui o cone central de papelão.


c-) Voz musicada, é normalmente adquirida em ambiente que produz eco, tais como cozinha, banheiro e outros locais revestidos com azulejo. O ambiente ideal deve ser acústico, de preferencia com móveis, tapetes, cortinas e etc. para suavizar o som ouvido pelo curió.

 

CURIÓ QUE NÃO EMITE AS NOTAS DE ENTRADA DE CANTO

Esta falha deve ser observada durante o aprendizado, ou seja, antes de completar um ano e de se tornar um vício. Normalmente, o curió que apresenta este defeito deve ter ouvido durante o seu aprendizado, o canto de um CD com repetição, no qual, a incidência de entrada de canto é pequena. Para corrigir, é necessário colocar um CD com canto sem repetição, contendo as duas primeiras notas alteradas e com espaço de 15 segundos entre uma cantada e outra, durante 30 dias. Recomendamos o CD Selo Vermelho. Caso o curió deixe de emitir as notas de entrada de vez em quando, o que chamamos popularmente de "Pegar Carona do CD", neste caso é necessário tocar o CD somente a noite, até que ele volte a colocar as notas novamente.

 

RETORNO DE CANTO

É chamado retorno de canto todo o curió que durante a cantada retorna à nota de entrada de canto, o que é considerado defeito. Este curió normalmente é repetidor e durante o seu aprendizado deve ter ouvido CD com canto sem repetição, além da fase recomendada. Para corrigir, é necessário colocá-lo em um ambiente não muito claro ouvindo o CD de canto com repetição, não expondo o curió para cantar, evitando assim a persistência no vício. Recomendamos os CDs Selo Laranja, Marrom ou Azul.

 

NOTAS DE BATIDAS DE PRAIA

Quando o curió não emite as notas de Batidas de Praia (Tué Tué Tué) no fim ou na passagem de canto, ou quando tem, mas quer aumentar a quantidade destas notas, ou quando quiser criar um balanço de canto (Batidas decrescentes) é necessário utilizar o CD Prata Balanço, que é mais rico em notas deste tipo.

 

QUIM QUIM TÓI - PASSAGEM LISA

A denominação Quim Quim Tói ou Quim Tói, equivocadamente utilizada pelos curiozeiros de São Paulo, nada mais é do que uma passagem de canto "liso" ou Canto Praia Simples, onde o curió Canto Clássico deixa de emitir oito notas, inclusive o Samaritá. É comum um curió clássico adquirir este defeito ao ouvir outro com o mesmo problema, ou ao ouvir um curió Canto Praia Simples. É de conhecimento que vários curiós famosos se recuperaram deste defeito, tendo sido isolados de outros pássaros, ouvindo somente o CD por mais de 6 meses.

 

 

 


< voltar

 
 
www.criadourofb.com.br - 2017 - Desenvolvimento: